??????????

Conselho aprova processos de tombamento em Mata Grande e Água Branca-AL

07-11-2010 08:46

 A Cadeia Pública, em Mata Grande, as Igrejas de Nossa Senhora do Rosário e da Conceição, e a Casa da Baronesa, em Água Branca, foram os prédios encaminhados para tombamento. O prefeito de Mata Grande, Jacob Brandão, enviou toda documentação necessária para iniciar a restauração.

O Conselho Estadual de Cultura aprovou, em sessão ordinária, no Palácio Floriano Peixoto, o processo de Tombamento de sítios históricos nos municípios de Mata Grande e Água Branca, após discussão e análise dos estudos e relatório técnico do Pró-Memória da Secretaria de Estado da Cultura.

Os processo de tombamento se referem ao prédio da antiga Cadeia Pública, em Mata Grande; as igrejas de Nossa Senhora do Rosário e da Conceição, e a Casa da Baronesa, em Água Branca.

Aprovados pelo conselho, os processo seguem para emissão de parecer a elaboração da minuta do decreto-lei para a sanção do governador Teotonio Vilela Filho. Vilela prometeu o tombamento da cadeia pública, quando esteve no município.

“Esta decisão do Conselho foi um marco com relação ao patrimônio histórico de Alagoas”, disse o conselheiro e antropólogo, Sávio de Almeida. Para o professor e historiador Douglas Apratto, também conselheiro, “a aprovação do processo de tombamento é extremamente positivo diante de uma cultura se destruição”.

por Secom/ Ascom Mata Grande

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.